quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Equipamentos: ROLAMENTOS




A função principal do rolamento é fazer as rodas girarem com o mínimo possível de atrito. Você vai ter mais velocidade se estiver com bons rolamentos e em bom estado.
Não é necessário ter um jogo de rolamentos "gringos" (BONES), mas se vc tiver condições de pagar por eles sem dúvida q é uma boa usa-los pelo sim ou pelo não.
Todas as boas marcas de rolamentos são classificadas por ABEC (Annular Bearing Engineering Committee, ou Comitê de Engenharia para Rolamentos Anulares) que mede a folga entre a pista de rolagem e as esferas, sendo classificados em ABECs:
ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7, ABEC 9
Na minha opinião os rolamentos com ABEC 3 e ABEC 5 tem uma excelente performance. Os com ABEC acima destes não alteraram muito a performance... as rodas vão fazer muito mais a diferença. (na minha opinião por uso e teste próprio).
Os rolamentos mais rápidos que existem são os feitos em cerâmica, mas são mais caros e duram menos. (são mais rápidos porq os de cerâmica não dilatam como os de metal qnd giram em altas velocidades e esquentam)

Uma boa dica é comprar rolamentos blindados (com aquelas tampinhas dos dois lados dos rolamentos) elas protegem contra pó e sujeiras.
Nos Rolamentos (BONES) estas tampinhas são de plástico podendo ser removidas para uma melhor limpeza e lubrificação.

Para a limpeza e lubrificação use óleo spray WD40 ou M1 para lubrificação.
Retire os rolamentos a cada 15 a 20 rolés para ver se estão danificados ou sujos. Os danificados, você terá que substituír.

Nunca coloque óleo sem antes limpar os rolamentos, ou mesmo se eles já estiverem lubrificados, isso só irá atrair mais pó que ficará grudado no óleo.




É isso galera, bons drops SKT sempre!

Nenhum comentário: